Graças à forte nevasca do final de agosto, o Cerro Bayo, o Centro de Esqui Boutique de Villa La Angostura, na província de Neuquén, permanecerá aberto durante todo o mês e sediará duas competições sul-americanas.
De sexta a domingo, inclusive, será realizada uma das mais importantes datas de Freeride da América do Sul, nas categorias Júnior e Adulto (masculino e feminino), tanto no esqui quanto no snowboard. A grande novidade é que essa prova passará de duas estrelas para três, maior pontuação da competição, por isso é esperado um grande número de atletas.
Enquanto isso, no sábado 16, no Snowpark, também haverá uma Sessão Livre de esqui e snowboard, na categoria Junior.
Além da grande quantidade de neve que o centro de esqui tem nestes dias, há previsão de nevascas para a próxima semana. Além de muitos visitantes do Brasil e do Uruguai, é esperado um grande número de turistas e esquiadores chilenos, que terão um feriado em seu calendário e que também aproveitarão os grandes descontos da chamada «baixa temporada», que desta vez encontra o Cerro cheio de neve.
As expectativas para setembro são muito boas, tanto em termos de clima quanto do número de visitantes e esquiadores. Portanto, foi mantido a estação de esqui aberta até o final do mês. Tem sido uma temporada muito boa, e uma grande afluência de estrangeiros, certamente incentivados pela diferença cambial, entre os quais se destacam os brasileiros, chilenos por proximidade e uruguaios, que já são fãs do Cerro Bayo.
MEIO AMBIENTE
Cerro Bayo é a única estação de esqui da América Latina que possui o certificado nacional e internacional concedido pelo IRAM por ter superado os termos da norma de sistema de gestão ambiental ISO 14001.
Esse reconhecimento demonstra que a gestão da Cerro Bayo contribui para a prevenção da saúde e a redução da poluição ambiental derivada dos impactos reais e potenciais gerados por suas atividades, produtos e serviços. A certificação implica o cumprimento de determinados padrões de cuidado ambiental: programa de resíduos, programa de uso de energia, programa de consumo consciente e programa de informação e conscientização ambiental.
Cerro Bayo tem 280 hectares de superfície esquiável. Uma descida máxima ininterrupta de 6.000 metros; 14 quilômetros de pistas esquiáveis e mais de 4 quilômetros fora de pista com vistas magníficas do Lago Nahuel Huapi e da vila turística. Também possui 11 teleféricos; 25 pistas com quatro níveis de dificuldade; duas gôndolas quádruplas; seis teleféricos duplos; e três Magic Carpets para o traslado de iniciantes.
Um diferencial na oferta para o esquiador iniciante é que as pistas para iniciantes estão a 1.500 metros acima do nível do mar, ao contrário de outros centros, onde geralmente estão na base. Isso possibilita ter neve ideal para aulas e prática durante toda a temporada.