(Rede Argentina, por Alejandro San Martín) Como vem acontecendo nas últimas duas décadas, a cidade de Buenos Aires será o centro das atenções do mundo dos negócios e do turismo para uma nova edição da Gnetwork360, a mais importante Conferência de Negócios e Turismo LGBTIQ+ da América Latina, que reúne mais de 2.000 participantes de 16 países em quatro dias de intenso trabalho.
A moderna estrutura do Hotel Alvear Icon, no bairro de Puerto Madero – uma das áreas residenciais mais exclusivas de Buenos Aires -, sediará a tradicional conferência de 6 a 8 de setembro, cuja abertura institucional ocorrerá no dia anterior, 5 de setembro, no Palácio San Martín, sede do Ministério das Relações Exteriores da Argentina.
É justamente nessa cerimônia de abertura que se mostra o forte apoio institucional e a importância que o país vizinho dá a esse segmento turístico e ao comércio que ele gera, transformando esse dia no mais importante evento de networking.
Esse é o momento em que representantes do setor público e privado se reúnem com empresários, veículos de imprensa, representantes de empresas nacionais e internacionais de comércio e o grupo de palestrantes e convidados especiais para abrir formalmente a Conferência Internacional.
Todo o pessoal oficial do setor turístico argentino estará presente, encabeçado pelo Ministro de Turismo e Esportes da Nação, Matías Lammens, que estará acompanhado pelo Secretário Executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística – que promove a Argentina das fronteiras para o exterior -, Ricardo Sosa; e o Presidente da Entidade de Turismo da cidade anfitriã, Lucas Delfino, entre outros.
A eles se unirão a principal entidade privada do setor no país, nucleada na Câmara Argentina de Turismo, representantes de diferentes destinos argentinos e latino-americanos, agências de promoção turística provinciais e municipais, Diane Rodriguez, CEO da Câmara de Comércio e Turismo LGBTQ+ do Equador, como convidada especial, e Câmaras de Comércio LGBTQ da América Latina e dos Estados Unidos.
Para a conferência estão previstos fóruns, workshops, apresentações e palestras, onde serão compartilhadas experiências sobre novas tendências, inovação, políticas de inclusão no local de trabalho e, claro, feiras de negócios com o objetivo de gerar novas alianças e redes B2B, tudo em torno de um setor cujo poder econômico é comparável a um PIB de US$ 3,6 bi , ou seja, o que seria a quinta maior economia do mundo em termos absolutos.
«É importante mostrar que somos um país que acolhe turistas LGBTIQ e que o fazemos de forma autêntica, especialmente em um mundo onde um em cada três países penaliza nossas identidades pelo simples fato de sermos quem somos», disse Pablo De Luca, presidente da Câmara Argentina de Gays e Lésbicas (CCGLAR), que está organizando a conferência.
Os números falam por si: na América Latina, os turistas do segmento LGBTIQ viajam entre 3,4 e 3,5 vezes mais do que a média, o que o transforma em um cliente atraente, e os destinos e as empresas sabem disso e estão apostando nesse segmento.
A lista de empresas presentes na Conferência demonstra esse interesse: de companhias aéreas como Gol, Delta Airlines, KLM, Avianca ou a local Aerolíneas Argentinas; grandes redes hoteleiras como Hilton, Accor, Intercontinental, Álvarez Argúelles, entre outras; destinos turísticos como a cidade de São Paulo, Uruguay Natural, a Comunidade de Madri e destinos argentinos; ou empresas como Google, Hertz, Canva, Gettyimages.
«A Argentina começou a trilhar esse caminho há 16 anos. 2010 foi um ponto de virada maravilhoso com a Lei do Casamento Igualitário, e esses direitos, juntamente com a Lei de Identidade de Gênero em 2012, por exemplo, nos deram o aval para realizar esses eventos de uma forma infinitamente mais autêntica. A sociedade deixou de ser tolerante e passou a aceitar e respeitar o outro», acrescentou De Luca.
Na Argentina, de acordo com estatísticas oficiais, estima-se que 1,5 milhão de empregos no país correspondam ao turismo e contribuam com 9% do PIB, dos quais uma grande porcentagem corresponde à comunidade LGBT.
A Gnetwork360 cruzou fronteiras em 2022, com a primeira edição espanhola ocorrendo na cidade de Madri, que será repetida nos dias 14 e 15 de novembro próximo, e o Chile também se juntou ao evento, cuja capital, Santiago, sediará a conferência em abril de 2024.