O grupo brasileiro Minerva Foods, maior exportador de carne bovina da América do Sul, comprou um frigorífico na província de San Luis, na região central da Argentina, o sexto estabelecimento no país, como parte de sua expansão na região.
A Minerva Foods anunciou a compra desse frigorífico na cidade de Villa Mercedes como parte de uma estratégia de «diversificação geográfica» buscada pelo grupo, que o levou a comprar outros 15 frigoríficos de sua concorrente brasileira Marfrig no Mercosul, em um negócio de US$ 1,5 bilhão entre todas as unidades.
Anunciamos há pouco a aquisição de plantas de abate e desossa de bovinos da Marfrig, localizadas na América do Sul. Confira aqui https://t.co/d44xuGhb4Z
— Minerva Foods (@Minerva_BEEF3) August 28, 2023
Segundo comunicado divulgado na segunda-feira, a Minerva Foods adquiriu da Marfrig Global Foods, que tem foco em produtos industrializados, salsichas, hambúrgueres, entre outros produtos, 11 unidades no Brasil, três no Uruguai, uma no Chile (abate de cordeiros) e uma na Argentina.
A Marfrig tem outras três plantas de produção na Argentina, além da de Villa Mercedes, o que lhe dá uma capacidade de mais de 40.000 toneladas por ano de hambúrgueres [controla a icônica marca Paty] e mais de 30.000 toneladas de outros produtos. A Minerva Foods disse que, com as aquisições, terá uma capacidade total de abate diário de 42.439 cabeças de gado por dia, das quais 22.336 serão produzidas no Brasil, outras 4.550 no Uruguai e as 5.978 restantes em seus seis estabelecimentos na Argentina.
No país, a Minerva Foods controla a Swift Argentina desde 2017. Naquela época, o grupo adquiriu nove unidades industriais, sendo três no Paraguai, uma no Uruguai e cinco na Argentina.