Villa La Angostura é uma cidade turística nas proximidades do Parque Nacional Nahuel Huapi, com montanhas, lagos e florestas andinas, conhecida por suas construções de madeira em estilo alpino. Além disso, esse vilarejo na província de Neuquén fica a pouco mais de 3 quilômetros de CERRO BAYO , um dos mais importantes resorts de esqui da Patagônia e o primeiro da América Latina com certificado de Gestão Ambiental.
Em meio a esse paraíso, a 15ª edição de «Sabores que Unen» (Sabores que Unem) será realizada em dois locais, Cerro Bayo e Villa La Angostura. Trata-se de um dos encontros gastronômicos mais importantes da Patagônia, que reunirá chefs e produtos locais, com alguns dos chefs mais premiados entre os 50 melhores da América Latina.
Será realizado neste fim de semana, de 11 a 13 de agosto, em hotéis e restaurantes de destaque do vilarejo e, como de costume, o almoço de encerramento será nas alturas do Cerro Bayo, com a melhor vista da região. O encontro oferece uma perspectiva de sua riqueza turística, cultural, gastronômica e vinícola, promovendo a sustentabilidade por meio do uso de produtos sazonais.
Nesta edição, participarão vários dos principais membros do Latin America’s 50 Best; Gonzalo Aramburu, chef e criador do Bis Bistró e Aramburu, Germán Martitegui, proprietário do Marti; Pedro Bargero, criador do projeto Amarra, ex Chila Relais Chateaux; e Álvaro Clavijo, melhor chef da Colômbia e selecionado com seu restaurante El Chato.
A programação é a seguinte:
Sexta-feira, 11 de agosto – 20h00 no Delfina Restó (Casa de huéspedes La Escondida), onde Gonzalo Aramburu + Federico de Castro (Delfina) estarão cozinhando.
Sábado 12 – 20:00 no AKOL (Barrio Nautico), onde Álvaro Clavijo + Jony Palavecino (AKOL) estarão cozinhando.
Domingo 13 – 12:00 – El Refugio 1500 em Cerro Bayo, onde Germán Martitegui e Matías Aldasoro (Rosell Boher Lodge) cozinharão o almoço.
Domingo 13 – 20:00 – Belluno (Hotel Correntoso Lake & River), Pedro Bargero e Lucas Dabrowski cozinharão.