Uma missão comercial de seis supermercados e distribuidores de alimentos brasileiros realizou centenas de rodadas de negócios na província argentina de Mendoza (oeste) durante a última semana de julho, com o objetivo de trazer novas marcas de vinho, óleos, carnes e frutas secas para o Brasil.
A missão foi organizada pela ProMendoza, a agência de promoção de exportações do Ministério de Economia e Energia do governo da província de Mendoza.
O Brasil é o país que mais compra de Mendoza entre os 136 destinos mundiais para os quais a província vende produtos. Os dez primeiros são Brasil, Estados Unidos, Chile, Reino Unido, China, Canadá, México, Uruguai, Holanda e França.
«O Brasil é um mercado natural para as empresas de Mendoza devido à sua proximidade (35 horas de caminhão), o que torna a logística mais fácil e barata», diz um comunicado do ProMendoza.Javier Rojas, diretor de vinhos da Fundação ProMendoza, comentou que é uma «grande conquista» conectar pequenas e médias empresas com exportações para o mercado brasileiro. As 20 empresas de Mendoza terão a chance de vender para quatro estados brasileiros.
Do Brasil, participaram representantes da Enxuto Supermercados Ltda.; Companhia Sulamericana de Distribuição; Mendos Comercio Varejista e Atacadista de Alimentos e Bebidas; Satori Importação & Exportação Ltda. e Unibrasil – União, da Redes Brasil.
As empresas argentinas de todas as regiões de Mendoza que participaram são Finca del Nunca Jamás; Bodega La Azul; Mujeres de la Viña; Finca Don Carlos; Finca Iral; Finca Buenaventura Áureo Wine; Deos; El Psicoanalista Wine; La Coste de los Andes; Flor Silvestre; Familia Furlán; Wine y Circo; Susurros; Ava SA; Frutmira; Qnuts; Pablo Rousseau; Lupa Wines; Delator de Sueños; Francisco Contino; Enrique Zingaretti; Bodega Hinojosa y Per Cor.