Em Ushuaia, Terra do Fogo, turistas e moradores esperam pelo fim de semana de 8 e 9 de julho para realizar o tradicional «Fiesta Nacional del Fin del Mundo», que inclui uma descida noturna com tochas pela encosta da pista de esqui mais ao sul do planeta.
O Presidente do Instituto Fueguino de Turismo, Dante Querciali, destacou que a província está preparada para receber um grande número de visitantes durante esta temporada de inverno.
«Essa tradição fueguina foi crescendo e este ano foi declarada de interesse nacional pelo Ministério do Turismo e Esportes da Nação. Isso lhe confere uma distinção especial, convidando turistas e residentes a viverem uma festa na abertura da temporada de inverno no Fim do Mundo», expressou Querciali.
Por sua vez, o responsável pelo Cerro Castor, Juan Carlos Begué, indicou: «Este ano triplicamos a sala de bombeamento de neve, passando de duas bombas para seis, o que melhora significativamente a capacidade de produção. Hoje, o Cerro Castor é o centro de esqui que pode cobrir a maior superfície com sistema de neve artificial na América do Sul».
Entre outras novidades, ele mencionou que «temos uma nova pista de esqui e, na base, um palco com som e iluminação para realizar espetáculos». Além disso, ele adiantou que os projetos para 2024 incluem a instalação de uma cadeira quádrupla e a expansão do restaurante Viejo Castor.
«Nosso compromisso é continuar a cada ano com um produto melhor e continuar nos atualizando», destacou Begué.
Por sua vez, Querciali ressaltou que a partir da Terra do Fogo, «temos boas expectativas para este inverno», devido à espera por «um grande influxo de visitantes de outros países, especialmente do Brasil, que vêm desfrutar da neve e das múltiplas atividades oferecidas pelos centros de montanha, agências, operadores e prestadores de serviços turísticos».
Querciali enfatizou que «contamos com serviços de hotelaria e gastronomia de qualidade que enaltecem o destino, proporcionando uma estadia muito boa para as pessoas. Tanto o setor privado quanto o público estão se preparando para ter novamente uma grande temporada de inverno, como temos mantido após a pandemia».